O Fenómeno do Êxtase

Salvador Dali, O Fenómeno do Êxtase
Salvador Dali’s arresting photo-montage The Phenomenon of Ecstasy which features the photographic studies of Charcot’s female hysterics, originally accompanied the artist’s essay on the irrational aspects of art nouveau architecture; in particular the buildings of fellow Catalan Antoni Gaudi, in the magazine Minotaure. His contention that “the repugnant can be transformed into the beautiful” through an ecstasy achieved by continuous erotic activity and that the sexual abandon resulting from hysteria leads to a transformation of perception in art, architecture and indeed modern life markedly shows the influence of the Symbolist and Decadent movements of the latter 19th century upon the Surrealists.

O Fenómeno do Êxtase, numa foto montagem de Salvador Dali, baseado no estudo de Charcot sobre a Histeria Feminina. Esta denominação de Histeria foi ultrapassada após ter sido associado o estado de êxtase a outros fenómenos e estados de transe, sendo que a Histeria Feminina  passou a uma espécie de lenda do seculo. 19. Igualmente as teorias de Freud, sobre a sexualidade feminina e a sua ligação a um comportamento alterado  maniaco depressivo não encontrou seguidores após o recente estudo da mente e doenças do fórum psiquiátrico. Um psiquiatra que ainda siga o conceito de Histeria Feminina de Freud, deveria estudar os fenómenos parapsicológicos e outros da chamada Filosofia do Oculto. Muita coisa para aprender acerca da tal "falta de homem" de que se falava nos tais anos em que a Mulher era tida como histérica. Os homens, esses, estão sempre livres de estigmas.



Êxtase é o estado emocional em que o indivíduo se sente fora de si ou em transe, caracterizado pela intensificação extrema de variados sentimentos, como o prazer, a alegria, o medo e etc.

O estado de êxtase costuma ser provocado em reação a um estímulo emocional bastante intenso. O ápice do orgasmo é considerado por algumas pessoas como um estado de êxtase.

Algumas doutrinas, como o budismo, por exemplo, utilizam técnicas de meditação e relaxamento para atingir o “nirvana”, ou seja, encontrar uma condição emocional que desperte a sensação de grande paz e ausência total de tristeza ou sofrimento.

Comentários